terça-feira, 3 de julho de 2007

bicho- do- cesto, Oiketicus kirbyi


Lepidoptera exofítica: Psychidae

... a lagarta de Oiketicus kirbyi constrói seu casulo com seda e pequenos gravetos.

Está numa Maria Eugênia, o casulo está preso em cima e embaixo.

Mariposas da família Psychidae: assim que a larva sai do ovo, ela começa a construir uma casa de areia, pedrinhas, pedaços de folhas, líquens, gravetos ou outros materiais que ela cola com seda, produzida por suas glândulas labiais. Conforme a lagarta cresce ela aumenta sua casa, sendo que certas espécies podem alcançar de 10 a 15 cm de comprimento.
É o chamado bicho-de-cesto, como o bicho-da-seda, ele, na forma de crisálida, encontra-se envolto por casulo elaborado pela lagarta a partir de secreções de seu corpo ou de material encontrado no meio. Os Psychidae empupam dentro de seu casulo e normalmente apenas os machos emergem como adultos completamente desenvolvidos. Muitas fêmeas jamais saem da casa, não desenvolvendo asas. Para se acasalar põem a ponta de seu abdômen para fora e ficam esperando o macho. É uma espécie polífaga que se alimenta externamente de folhas de várias famílias de plantas: Malpighiaceae, Rutaceae, Erythroxylaceae, Vochysiaceae, Myrtaceae, Musaceae e Aquifoliaceae.

TATURANA
Algumas lagartas, como as taturanas (ou tatarana do tupi que significa semelhante ao fogo), possuem importância médica devido à presença de pêlos urticantes e secreções potencialmente perigosas que podem provocar sérias queimaduras ou até óbitos.

by

C Alziri & Flaksbaum